quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cloud e a segurança

Bom como sabem seu da área de TI, se é que alguém acompanha essa coisa (lê-se blog).
Sou formado na área de Infraestrutura, e alguns anos venho ouvindo comentário sobre arquitetura na nuvem, servidores virtualizados e tudo mais.
Digamos que isso é mais que uma realidade, pelo menos mais real do que o tal do IPv6 que no mundo da informática parece uma lenda. Dizem que esta acabando o número de ips e que está acabando e que está acabando e nunca acaba, parece o marcador de combustível de fusca (convenhamos que o fusca anda até com o cheiro da gasolina).

Minha grande preocupação com a virtualização e computação nas nuvens é a segurança de tal aplicação, é claro que a aplicação é encapsulada no browser e que é conexão segura, mas pensem bem. Um site de banco não tem que ser blindado até proteger o que ele não conhece para ser utilizável? Conhecemos os lucros dos bancos e sabemos que o investimento em segurança e disponibilidade é muito grande e mesmo assim muitos hackers conseguem derrubar o sistema do Internet Baking.


Pensando dessa forma, imagine sua empresa que produz software. Seus clientes inserem dados o tempo todo em sua aplicação de clientes deles e tais dados são sigilosos, como garantir que o tráfego é seguro? A solução de segurança não torna a plataforma web mais cara?

São dúvidas e questionamentos que devem ser levados em consideração antes de imaginar algo na nuvem.

Até a Próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário