sábado, 21 de abril de 2012

Hipocrisia

Sabe o que é o mais interessante, uma pesquisa em 2010, apontou que apenas 11% da população entre 25 e 34 anos concluía a faculdade. Pensando assim 11% da população teria um grau de instrução bem maior. Mas vejamos o outro lado.
O que os outros 89% fazem?

Pensem bem, imaginei em bolsa família, auxílio gás, auxílio de sei lá o que. Estou pensando, será que não há universidade para todos? Entendo que o programa do governo tem ajudado através do PROUNI, a chegar na universidade, eu me formei em uma faculdade Estadual, e atualmente curso um MBA em faculdade particular, mas passei 6 meses pesquisando, infraestrutura, retorno, grade, reconhecimento. Será que em todas as faculdades que tem o tal do PROUNI o governo toma o cuidado de verificar isso?

Não que eu desmereça, mas lhe convido a ler um trabalho de graduação (Isso me lembra as noites que passei para fazer ele) dessas faculdades de esquina. Certa vez uma professora me confidenciou que vendia trabalhos para alunos de uma dessas faculdades e que um dia colocou uma receita de bolo no meio do trabalho. Isso mesmo uma receita de bolo, tipo de fubá, entende? Ela esperava a reclamação do aluno. Porém recebeu e-mail solicitando mais um trabalho, pois o primeiro havia tirado 9,5. Seria 0,5 descontado por causa da receita?

Fato é que se eu fosse o professor eu teria zerado o trabalho. E reprovaria na matéria para ter a angústia de fazer de novo a matéria.

Mas, por outro lado, os professores falam que ganham mal e trabalham demais. Realmente admito que não é bom o salário, mas um professor universitário poderia imaginar aquele aluno de geografia dando aula para o filho dele em uma escola qualquer. É o mesmo aluno da receita de bolo. Pelo menos o filho dele iria aprender que no meio da Alemanha são feitos ótimos bolos de fubá.

Esse é o nosso Brasil.

Em conversa com o meu grande primo Carlos Marinho, ele me disse algo realmente interessante. Sempre vemos compra de votos, troca-se votos por botijão, cesta básica, dentadura, e mais uma infinidade de coisas. E se o voto no Brasil mudasse, somente graduados teriam a opção do voto, e não obrigação. Os grandes países tem o voto facultativo de tem muito menos mensalão e cachoeiras isso quando tem né, por que o meu que ADORA copiar outros países não copia isso também?

A democracia deveria estar na mão daqueles que podem dar um bom rumo, e não na mão daqueles que colocam uma estrela no peito e saem gritando para disfarçar enquanto roubam! E meus amigos eleitores dos políticos atuais (onde 90% está no meio das falcatruas do governo) eu não elegi nenhum deles. E espero que não cometam o mesmo erro.

Segue o link da pesquisa: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/apenas-11-da-populacao-brasileira-entre-25-e-34-anos-conclui-o-ensino-superior-diz-ocde

Um comentário:

  1. Compartilhado... ótima reflexão!!

    Eu acho, às vezes, que temos a obrigação de tentar conscientizar algumas mentes por aí... Ainda posso dizer que até hoje não contribui com a eleição de nenhum vagabundo ou corrupto e isso, pra mim, faz toda a diferença!

    Quanto ao outro ponto que você comentou, é um fato interessante que certa vez em uma mesa de bar, um amigo me disse que o povo em geral é alienado porque o governo assim o quer. Eu retruquei, dizendo que alienação é uma questão de opção: Você se resume ao que assiste, lê e ouve... Ainda que haja faculdades ruins, todos temos a possibilidade e o discernimento necessário para procurar as melhores opções... Basta colocar estes atributos em prática!

    Continuemos refletindo! este assunto é extenso e sempre puxa coisas a mais...

    ResponderExcluir