quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Essa tal de eleição! (Parte 2)



Sabe nos últimos dias a imagem acima faz cada vez mais sentido, e descobri que falar do política não adianta! E como já foi comentado inúmeras vezes, a piada acima não será mais válida no dia em que o voto não for obrigatório e o eleitorado mais exigente.

Pensando nisso refleti que nos Estados Unidos a eleição não é obrigatória, certo? E os presidentes e o partido estão presentes em menos escândalos que no Brasil, certo? Será que é por causa do voto não obrigatório? Ou será por causa da exigência maior dos eleitores.

Grande parte dos países considerados DESENVOLVIDOS, não possuem o voto obrigatório. E no Brasil, obrigar uma pessoa a votar não fere a liberdade citada do preâmbulo? Mas no Capítulo IV, Artigo 14 § 1º e inciso I diz que é voto obrigatório para maiores de 18 anos e no inciso II facultativo para:


a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.


Acho que esse parágrafo abaixo deveria ser modificado na constituição do mesmo Capítulo IV, onde também trata das condições para ser eleito a qualquer cargo público.

§ 4º. São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.


Deveríamos mudar para "São inelegíveis os inalistáveis e os não graduados no Ensino Superior"


Eleição, não é brincadeira! Porém é obrigação, em um país Democrático de Direito.


Se quiser continuar lendo a Constituição, é só clicar aqui. Eu só uso quando quero pesquisar algo, e na internet dá para usar o Ctrl + F, já no encadernado né professora! rs!


Abraços!

2 comentários:

  1. É, se pra vc ser um lixeiro [não desmerecendo, mas tentando explicar a situação], precisa de no mínimo o Ensino Médio, pq para ser "Político" não é necessário nem o Ensino Fundamental [que o próprio nome já diz tudo...]!! Os brasileiros tentam imitar tanto os Americanos [EUA], pq não imitam a exigência política deles?!?!? Enfim, o Brasil tem muito o que aprender....

    ResponderExcluir
  2. Piadas são boas quando não estamos colocando o futuro de uma nação inteira "no riso"!!! Beeijo...

    ResponderExcluir