quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Escolhendo um Computador Portátil

A dúvida na hora de comprar é sempre: Notebook ou Netbook?

Escolher nem sempre é fácil e uma opinião sempre é bem vinda, antes dessa primeira pergunta deveria vir primeiramente esta:

Para que vou usar?

Um Netbook atende muito bem as necessidades de estudantes que utilizaram somente de planilhas, texto navegação na internet, e conversação. Os Netbooks atualmente possuem grande capacidade de armazenamento (HD - Hard Disk), e muita memória RAM, é aquilo que vemos como 1, 2, 3, 4 Gb. O que faz os Netbooks mais baratos são o seu processador de menor capacidade e a ausência de leitores de dvd, cd. Vai usar em casa com a sua mãe para ela ver o orkut? Twitter? Em trabalhos escolares? Um Netbook é o ideal para você!

Lembre-se que os produtos de informática tendem a ficar ultrapassados cada vez mais rápido, então aquele Core 2 Duo que você pagou quase R$ 2.000,00. Hoje você encontra um Notebook com Core 2 Duo por bem menos!

Se você quer jogar ai o papo é outro! Ou ainda se pretende rodar aplicativos de programação, designer gráfico. AutoCad, Netbeans, Matlab, SolidWorks, entre outros. Recomendo procurar por processadores que tenham maior L2. Geralmente é mostrado como Cache L2, quanto maior esse valor maior a memória interna do processador que é uma memória cara e rápida. É bom conciliar sempre memória RAM, com um bom processador.

Saiba como seu computador trabalha:

Seu sistema operacional (Windows ou Linux) está gravado no seu HD, assim como seus dados, músicas, fotos e documentos. Para você ler uma música, por exemplo, seu computador busca no HD o Player (Media Player, por exemplo), que é transferido para a memória RAM, onde é tem sua execução ativada, tudo isso feito pelo seu processador. O seu player busca no HD a música (utilizando a capacidade do processador), e quando a encontra traz (processador) também para a memória RAM onde fica até terminar a sua execução.

Resumindo: 

  • Se você quer abrir muitas coisas no seu computador, precisa de memória RAM.
  • Se você quer abrir rápido as coisas, precisa de um bom processador
  • Se você quer guardar muitas coisas no seu computador, precisa de um bom HD

Tanto para um quanto para o outro, recomendo que encontre sempre marcas conhecidas e que possuem assistência técnica em sua cidade. Recomendo DELL, SONY. Se puder pagar compre um Macbook. Garanto que não irá se arrepender. Eu tenho um ACER, porém se um dia precisar trocar sua placa-mãe ela custa meros R$ 680,00, este funciona bem desde 2007, porém com a evolução dos software ele fica cada vez mais limitado. Entenda que a manutenção de um computador portátil é cara e especializada. Não entregue a qualquer um, e nem toda assistência técnica está preparada para trabalhar com Notebook ou Netbooks.

Espero ter ajudado, coloquem as dúvidas nos comentários!

Um comentário:

  1. Me ajudou muuuuuuuuuuito esse post, apesar de que eu tive um pré, né?!?!? Rs. Beeijo...

    ResponderExcluir