quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A depressão por outro lado


Sempre conhecemos alguém que tenha passado por algum problema. A depressão é um mal que atinge muitas pessoas em todo mundo, porém esta não é causada por vírus, bactéria ou fungo. Porém é necessário ser tratada.

Sempre lemos e vemos médicos falando sobre isso, mas objetivo aqui é outro! Ver de acordo como o paciente vê! Um médico normalmente sabe tratar e o que fazer para que o paciente melhore, porém não conhece o que o paciente sente ou passa.

"No começo agente vai desanimando e acha normal, mas de repente muitas coisas começam a dar errado e nossas expectativas parece um horizonte cada vez mais distantes, a vontade de desistir de tudo é sempre a que domina meu pensamento.

Acho que um das maiores dores é quando alguém fazia eu sair do meu quarto, por mais que estivesse consciente que aquilo fazia bem para mim e por mais que eles repetissem isso para mim, eu sentia que as pessoas queriam me levar para fora para mostrar e rirem de mim.

Do portão para fora é como se fosse um lugar em guerra onde todos queriam que eu não existissem, tinha medo de comer, pois achava que toda a comida podia estar envenenada. Tinha medo de beber, pois acreditava que qualquer coisa podia me matar.

Eu não queria tomar remédio, pois aquilo parecia que só me deixava pior. O meu quarto era minha fortaleza e se fosse preciso viveria somente lá! Tive momentos de extrema exaltação e alegria, meu familiares até pensavam que estava bom novamente. Porém chegava um ponto que eu percebia que tudo aquilo era uma mentira, não passava de momentos induzidos a alegria, e que por mais que eles fossem presentes em minha vida seriam somente momentos fundamentados em algo que acabaria, era tudo baseado na mentira.

Sentia que meus familiares não aguentavam mais minha condição, e meus amigos tratavam isso como uma palhaçada, por isso não ia às aulas e nem à igreja. Minha vontade o tempo todo era acabar com tudo aquilo e por fim a minha vida. Toda vez que passava em uma ponte, um pouco antes da depressão profunda, sempre me imaginava pulando dela, podia até sentir o impacto com o chão e um carro passando por cima depois.

Imaginava como poderia ser fácil comprar uma arma e atirar na cabeça, pois se acertasse meu cérebro imaginava que não doeria, já que ele é responsável por tudo em meu corpo. Assim eliminaria o mal pela raiz.

Na verdade nem sei como sai dela até hoje, mas sei que é um mal que ronda meus dias, minhas noites, meus sonhos. Como se estivesse ali pronto para me pegar. Minha personalidade é calma, tranquila, brincalhona, faço piadas, mas sei que aqui dentro tem algo me esperando. Me espera em um momento fraco.

As vezes acredito que minha felicidade é uma mentira, e que toda mentira é uma verdade, e que a verdade é uma mentira bem contada."

É difícil saber o que se tem que fazer para tirar uma pessoa da depressão, porém se é um mistério para a ciência, imagina para os seus familiares. Porém o apoio é fundamental!

Fica ai a dica!

Um comentário:

  1. O duro mesmo, é quando vc quer dar apoio e a pessoa não aceita! Tende a se afastar cada vez mais...dói lá no fundinho do coração.

    Fica ai a dica!

    ResponderExcluir